free as a weird

sábado, setembro 23, 2006

Olha, junta todos os filmes lançados no Brasil esse ano e não dá um Amantes Constantes. É uma parada assombrosa. Um quadro escondido atrás do outro.

sexta-feira, setembro 22, 2006

Bem, a ida para o Festival do Rio tem tudo para ser levemente atrasada, em virtude do fechamento da nova edição de Paisà. Aviso também que a revista terá um blogue cobrindo os festivais, que você já pode acessar indo ao site, ou indo em www.revistapaisa.com.br/paisablog. Não prometo escrever sempre por lá, me conheço e sei que a idéia de que eu vá fazer notas pequenas sobre tudo é meio surreal. Mas conheço SerGão também, e sei que ele se esforçará mais. Todavia, o que importa é que uma idéia bacana para fazer chegar mais rápido aos opiniões de algumas pessoas da revista, já que a edição que incluirá cobertura dos dois festivais (Rio e SP) vem só em dezembro. Informo isso aqui principalmente para que não aguardem este tipo de nota durante o Festival aqui no blogue pq qdo eu for fazer, farei pra lá. Aqui posso atualizar com alguma coisa geral, mas textinhos não será aqui.

Na última semana estive concentrado basicamente em me matar com os filmes do Jodorowsky, em virtude de um texto pra Contra sobre o homem, que recebe uma bela homenagem no Festival. A figura merece, é dono de um cinema único. Mas difícil como poucos, por isso é uma jornada nada simples se aventurar por eles. O texto que estou terminando deve aparecer na cobertura da Contra durante o dia de hoje.

Enquanto isso, tricolor segue jogando qualquer nota, escalando Richarlyson, e o cara fazendo gol sem querer. Mas seguimos ganhando. A dúvida que nos assombra: Lenilson vai ser o artilheiro do campeonato? Hehehe. Defendo em minha teoria que ele é um centro-avante trombador jogando no meio-campo, que ainda não se encontrou - falta um técnico ver o que ele faz de melhor.

domingo, setembro 17, 2006

Pra dar um intervalo no anseio pelo Festival (primeiro rascunho de prog feita), vamos voltar ao futebol. Depois de algumas semanas sinistras, onde o São Paulo havia virado uma massaroca de time, onde todos os jogadores jogavam em todas as posições, hoje vimos um time em campo. Já vinha fazendo campanha pró saída do Muricy (é verdade que não tem quem preste pra trazer), mas sabia que sua última cartada seria o 4-4-2, só estava relutante em achar que realmente funcionaria. O time que jogou não foi o ideal, e não só pelas contusões de Aloísio e Leandro (o Aloísio nem o reffis salva). Alex Dias já era, vingou por 20 dias no time, por um tempo foi um reserva útil, agora é um peso que o time carrega nas costas. Infelizmente não deu certo. Precisa sair, uma pena o Lima ter tido o empréstimo transferido. O tal Tadeu é novo, e o pouco que mostrou não convenceu. O time que tinha zilhões de atacantes sofre agora com falta deles... Thiago segue oscilando mas ainda é ótima opção. Mas o ideal segue sendo Leandro e Aloísio no ataque, embora se Dagoberto chegasse seria ótimo (mas seguiriamos com apenas um atacante de área, um problema de plantel).

Mas sobre o 4-4-2, que é o que interessa. Ainda está longe da perfeição - Alex Silva não é o cara para este esquema. É um bom zagueiro, tem futuro, mas não sabe se posicionar e faz faltas fortes sem pensar em conseqüência. É um dos líderes em expulsões do Brasileirão. Tem habilidade com a bola, raro em zagueiros, mas deve em coisas mais importantes pra zagueiros. Fabão foi muito bem, e melhora não tendo que jogar de líbero. Edcarlos vai melhor que Alex Silva, mas o sonho seria o retorno de André Dias mesmo. Júnior foi muito bem, disciplinado em marcar, mas sem se ausentar da sua força ofensiva, ajudando na armação. Não fosse pela forma fisíca, diria que o Júnior hoje está no auge de sua carreira. Ilsinho também tem futuro, mas é um projeto de Cicinho, logo pouco adequado ao esquema em que é lateral e não ala. Por isso Reasco é tão necessário. O que se viu hoje foi um time bem mais disciplinado e organizado em campo, mas ainda há defeitos nas subidas. Como Junior e Ilsinho subiam às vezes juntos, mesmo quando principalmete o Josué virava um terceiro zagueiro havia muitos buracos. E Josué é uma arma ofensiva, prendê-lo atrás é um defeito do esquema também. O ideal é não subir os laterais ao mesmo tempo e sincronizar melhor a cobertura a eles. Mas isso vem com o tempo e hoje o time já mostrou que vai se esforçar para entrar no novo esquema.

Com isso chegamos ao meio. A dupla Josué-Mineiro segue perfeita e em sintônia, Josué recuperou-se de um periodo de jogos ruins pós Libertadores e foi muito bem nas últimas partidas. A titularidade de Danilo pelo lado esquerdo é intocável, o time precisa de um armador e ele é nosso único meia com essa característica. Pela direita fica a questão: Lenilson ou Souza? E quem sabe Leandro, dando espaço para Thiago no ataque? Não sei, acho válido tentar. Minha aposta é que Souza é quem vive a melhor fase, que Lenilson é no máximo um bom reserva, mas que carece de muitos fundamentos. É como um atacante que atua pelo meio, sabe chutar a gol e dar passes de lado, e só. Eu tentaria o Leandro, mas apostaria no Souza mesmo como o mais fácil de dar certo. Ele só precisa parar de achar que vai ganhar os jogos sozinho.