Três jogos hoje, dia em que a rotina de Copa começou a funcionar pra valer.
A Inglaterra até que começou bem, visando o ataque, descolando um gol rápido. Mas gols rápidos tem disso também, geram acomodações. O primeiro tempo até que não foi mal, embora mais acomodado a Inglaterra mandou no jogo, e o Paraguai mostrava zero de ofensividade. No segundo tempo a Inglaterra continuou acomodada mas não mais mandando no jogo, o que gerou tentativas de ataque do Paraguai - tentativas pq não foram mais que isso mesmo. O Paraguai que jogou hoje é um time ruim, sem criatividade, com uma defesa abaixo do esperado, ineficiente. A Inglaterra poderia ser menos covarde, recuando diante de um adversário fraco e sem força ofensiva. Mas foi o bastante pra dar um primeiro passo rumou `à uma campanha promissora.
Suécia e Trinidad & Tobago protagonizaram o jogo zebra da Copa até aqui, com a grande maioria das pessoas apostando numa vitória com folga ou até goleada (eu apostei) do time sueco, que mostrou vontade ofensiva até, mas falta de objetividade quanto a chutar no gol em si. Trinidad tem um time esforçado, batalhador, espancador também - foi o primeiro a dar pancadas consideráveis na Copa. Não a toa teve o primeiro expulso, e podia ter tido mais que um. Ibrahimovic foi o foco, pela sua má fase na temporada, mas não fez um jogo ruim, a parte os gols perdidos. Ele bem que tentou criar. O mesmo vale pra Ljungberg. Ruim mesmo foi Larsson, que na outra ponta do ataque chegou sempre atrasado nas bolas e no segundo tempo parecia só fazer número em campo. Se o time do Paraguai não tivesse aparentada ser tão ruim quanto no outro jogo, eu diria que a Suécia já era. Mas bem, é só o primeiro jogo e as coisas podem melhorar (para ambos). Para Trinidad, a viagem a Alemanha já teve sua missão cumprida.
Argentina e Costa do Marfim realizaram o primeiro belo jogo da Copa, mesmo que poderia ter sido ainda melhor se a Argentina não se poupasse tanto no segundo tempo. Ainda assim foi um jogo de duas equipes ofensivas, desde o começo se expondo e indo ao ataque, buscando o gol. A Argentina mostrando que Riquelme vem afiada para ser o maestro na Copa, foi o responsável por todos os começos de lance de gol. Foi quem cobrou o escanteio que Ayala escorou para dentro e o juiz diz que não entrou (mas entrou, confirmou o tira-teima), da cobrança da falta que terminou nos pés de Crespo no primeiro gol, do belo passe para um Saviola em posição legal fazer o segundo, e do chute que quase causou um terceiro gol no fim, com Maxi Rodriguez na sobra - mas desta vez ele estava mesmo impedido. A Costa do Marfim mostrou que é mais que apenas Drogba, mas que sua defesa é vulnerável a times como a Argentina ou o Brasil. Correm pra caramba com é da tradição africana, mas não batem em igual escala (os argentinos bateram bem mais). Em resumo: apesar da derrota, a Costa do Marfim se projeta para tentar passar de fase, visto que Sérvia e Holanda terão muita dificuldade contra ela.
Inglaterra 1 x 0 Paraguai - *
Suécia 0 x 0 Trinidad - ** (pelo fim épico, tanto do time que desesperadamente defendia, quanto do que desesperadamente atacava)
Argentina 2 x 1 Costa do Marfim - ***
Fora isso, no nosso querido bolão as pontuações andaram e estão assim no momento:
Satã - 5
Filipe - 4
Eu - 3
Ed e Digão - 2
Todo mundo caiu sem pontos no jogo da Suécia, e fez 1 no da Inglaterra. As variações são pelo da Argentina, onde Filipe e Satanás mataram o placar. O famoso placar clássico foi cogitado por mim também, mas encarnei que tinha que fazer o "bolão arte"... Amanhã tem Sérvia x Holanda, México x Irã e Portugal x Angola, vamos ver como as coisas andam. Alias, só falta o Digão deixar o dele... e quem mais quiser participar, tem que aproveitar do pessoal disparar na frente (SerGão aposto que iria bem).