free as a weird

sábado, junho 10, 2006

Três jogos hoje, dia em que a rotina de Copa começou a funcionar pra valer.

A Inglaterra até que começou bem, visando o ataque, descolando um gol rápido. Mas gols rápidos tem disso também, geram acomodações. O primeiro tempo até que não foi mal, embora mais acomodado a Inglaterra mandou no jogo, e o Paraguai mostrava zero de ofensividade. No segundo tempo a Inglaterra continuou acomodada mas não mais mandando no jogo, o que gerou tentativas de ataque do Paraguai - tentativas pq não foram mais que isso mesmo. O Paraguai que jogou hoje é um time ruim, sem criatividade, com uma defesa abaixo do esperado, ineficiente. A Inglaterra poderia ser menos covarde, recuando diante de um adversário fraco e sem força ofensiva. Mas foi o bastante pra dar um primeiro passo rumou `à uma campanha promissora.

Suécia e Trinidad & Tobago protagonizaram o jogo zebra da Copa até aqui, com a grande maioria das pessoas apostando numa vitória com folga ou até goleada (eu apostei) do time sueco, que mostrou vontade ofensiva até, mas falta de objetividade quanto a chutar no gol em si. Trinidad tem um time esforçado, batalhador, espancador também - foi o primeiro a dar pancadas consideráveis na Copa. Não a toa teve o primeiro expulso, e podia ter tido mais que um. Ibrahimovic foi o foco, pela sua má fase na temporada, mas não fez um jogo ruim, a parte os gols perdidos. Ele bem que tentou criar. O mesmo vale pra Ljungberg. Ruim mesmo foi Larsson, que na outra ponta do ataque chegou sempre atrasado nas bolas e no segundo tempo parecia só fazer número em campo. Se o time do Paraguai não tivesse aparentada ser tão ruim quanto no outro jogo, eu diria que a Suécia já era. Mas bem, é só o primeiro jogo e as coisas podem melhorar (para ambos). Para Trinidad, a viagem a Alemanha já teve sua missão cumprida.

Argentina e Costa do Marfim realizaram o primeiro belo jogo da Copa, mesmo que poderia ter sido ainda melhor se a Argentina não se poupasse tanto no segundo tempo. Ainda assim foi um jogo de duas equipes ofensivas, desde o começo se expondo e indo ao ataque, buscando o gol. A Argentina mostrando que Riquelme vem afiada para ser o maestro na Copa, foi o responsável por todos os começos de lance de gol. Foi quem cobrou o escanteio que Ayala escorou para dentro e o juiz diz que não entrou (mas entrou, confirmou o tira-teima), da cobrança da falta que terminou nos pés de Crespo no primeiro gol, do belo passe para um Saviola em posição legal fazer o segundo, e do chute que quase causou um terceiro gol no fim, com Maxi Rodriguez na sobra - mas desta vez ele estava mesmo impedido. A Costa do Marfim mostrou que é mais que apenas Drogba, mas que sua defesa é vulnerável a times como a Argentina ou o Brasil. Correm pra caramba com é da tradição africana, mas não batem em igual escala (os argentinos bateram bem mais). Em resumo: apesar da derrota, a Costa do Marfim se projeta para tentar passar de fase, visto que Sérvia e Holanda terão muita dificuldade contra ela.

Inglaterra 1 x 0 Paraguai - *
Suécia 0 x 0 Trinidad - ** (pelo fim épico, tanto do time que desesperadamente defendia, quanto do que desesperadamente atacava)
Argentina 2 x 1 Costa do Marfim - ***

Fora isso, no nosso querido bolão as pontuações andaram e estão assim no momento:

Satã - 5
Filipe - 4
Eu - 3
Ed e Digão - 2

Todo mundo caiu sem pontos no jogo da Suécia, e fez 1 no da Inglaterra. As variações são pelo da Argentina, onde Filipe e Satanás mataram o placar. O famoso placar clássico foi cogitado por mim também, mas encarnei que tinha que fazer o "bolão arte"... Amanhã tem Sérvia x Holanda, México x Irã e Portugal x Angola, vamos ver como as coisas andam. Alias, só falta o Digão deixar o dele... e quem mais quiser participar, tem que aproveitar do pessoal disparar na frente (SerGão aposto que iria bem).

sexta-feira, junho 09, 2006

Sobre os jogos de hoje, a Alemanha começou fazendo pressão, da forma que imagino o Brasil deve também realizar no seu jogo com a Croácia. Teve uma porção de chance já nos primeiros minutos, jogando muito bem, descolou um golaço com o latera Lahm. Numa falha isolada da linha de impedimento, levou o empate e assustou-se. Viveu minutos tensos e temerosos, claramente abatido. Mas aos poucos foi ganhando de novo cor, e conseguiu logo de cara outro gol, com Klose. Aí a coisa fluiu, tomou conta do jogo e foi tentando. Segundo tempo voltou mais pragmático, com um pouco mais de espaço para a Costa Rica, lá pelos 15min a Alemanha voltou a mandar bem, usando muito bem pelo lado esquerdo o triângulo Lahm-Schweisteiger-Podolski, todos indo muito bem. Klose de cabeça acertou a trave mas foi esperto e matou no rebote. 3 à 1 e tudo tranqüilo. A linha de impedimento voltou a assustar, e Wanchope fez o seu segundo. Desta vez a Alemanha não se assustou e tocou em frente o jogo, seguiu tentando, até que numa jogada ensaiada, Schweisteiger rolou a falta para Frings que girou uma mega bomba, outro golaço. Alemanha bem, só precisa rever essa linha medonha de impedimento, pior que a do SP...

Equador e Polonia fizeram o famoso jogo chato, onde os times tentava a todo custo prender a bola no meio. As marcações eram boas, principalmente do Equador, que tambpem era mais habilidoso e quando subia ao ataque tinha mais sucesso. Repetiu algumas vezes o expediente de cobrar o lateral próximo a área com muita força lá dentro para Tenorio e Delgado, na primeira deu certo e o time abriu pelo alto. Ficou mais defensivo, mas não houve problemas, pois a Polonia quase não chutava, só rondava a área. No segundo tempo a Polonia parecia mais disposta no começo, mas rapidamente voltou ao ritmo do primeiro tempo. Os contra-ataques equatorianos sempre foram mais perigosos, as jogadas mais bonitas também. Em uma dessas chance Delgado fechou o jogo, já perto do fim fazendo o segundo de Equador. A Polonia só foi chutar de verdade ao gol no final, conseguindo duas na trave, mas era tarde.

Alemanha 4 x 2 Costa Rica - **
Equador 2 x 0 Polonia - bola preta

Amanhã tem Inglaterra x Paraguai, Suécia x Trinidad & Tobago e Argentina x Costa do Marfim. Deixem seus palpite quem não deixou ainda, tem um primeiro placar lá nos comentários com os meus palpites. Vale lembrar que o jogo da Inglaterra é às 10h da matina, tem que deixar antes disso!

Bom, acho que vou agilizar aqui os resumos, pq vai ficar pesando muito o blog fazer eles enquanto há jogos a se comentar também.

Então resumo os grupos.

No Grupo F, o mais visado por aqui já que é o do Brasil, não serão jogos fáceis, mas acredito que o Brasil deve passar tranqüilo, e servirá como o teste final pra um time que deve entrar na segunda fase com pelo menos um jogador diferente. O Japão vem correndo por fora, vindo de amistosos decepcionantes, mas já mostrou ser um time bem acostumado a atacar sem perder a clássica disciplina tática local. Aposto no time como o outro time a brilhar no grupo. Retire a habilidade e todo tipo de talento da Inglaterra e você tem a Austrália, dando pancadas, cruzando bolas na área... Deve se tomar cuidado, mas não vejo fazendo algo de expressivo. A Croácia costuma ir melhor contra times grande, e como o único grande que enfrente é grande demais, tende a ter dificuldade pra passar de fase. O time não é ruim, mas se cochilar dança. Aposto em Brasil com pelo menos 2 vitórias e 1 empate, e o Japão na segunda vaga.

Já no G, que muitos consideram o grupo mais fraco da Copa em termos de adversário para França e Suiça, acho que há algum exagero. Coréia tem um bom histórico, a base do time ainda é a mesma de 2002 quando ficaram em 4o lugar, não creio que o time leve goleada de ninguém. Togo é mais uma incógnita, tem um bom jogador, o Adebayor, não parece ser aquela força surpresa também, mas França e Suiça não são bichos-papão (a princípio, claro). A França ainda parece abatida com o corte do Cissé, o técnico preferiu Gouvou do Lyon à Anelka (fez bem) e Giuly (fez mal) como seu substituto, mas o verdadeiro substituto será mesmo Trezeguet, em campo. Acho que o time sai ileso no geral em campo, só precisa recuperar a alto estima. A Suiça vem na sua melhor fase recente, rivalizou com França, Israel e Irlanda até a última rodada no grupo das eliminatórias, onde todos estavam juntinhos até o fim. A Suiça empatava muito, mas não conhecia derrotas. E o time passou pela Turquia graças a regra dos gols fora de casa, vencendo por 2 à 0 em casa e perdendo por 4 à 2 fora. Interessante as duas equipes se cruzarem na Copa também, já que será um duelo de dois times que se conhecem bem.

Passando para o grupo H, esse sim mais provavelmente o mais fraco da Copa. Arábia é candidato fortíssima ao último lugar da Copa, só tem sofrido goleadas e derrotas nos amistosos, e o próprio técnico Marcos Paquetá já admitiu que o trabalho será para manter a dignidade. A Tunisia vem com vários desfalques, dois jogadores já foram cortados, o brasileiro Francileudo dos Santos só joga o terceiro jogo, logo o time estará aquém daquilo que se mostrou capaz na Copa das Confederações. Ainda assim a base é a mesma, logo não deve ser adversário muito fácil para Ucrânia e Espanha. Os dois times já duelam logo na primeira rodada, e devem sair da partida já cientes de que o vencedor levará o grupo, e que no caso do empate terão que trabalhar o saldo. A Espanha tem um grupo bom, mas não mais que isso, e está consciente que dessa vez vai precisar brigar ainda mais para poder ir longe. A Ucrânia também tem um bom time, mas tem um craque, o que falta a Espanha. A diferença pode estar aí, inclusive contra os pequenos na hora de fazer saldo.

quinta-feira, junho 08, 2006

Bolão no blogue

Pois é, nasceu ontem conversando com nosso querido Satã pelo MSN. A idéia é muito simples, quem acertar o resutado (vitória de X ou empate) leva 1 ponto, se ainda acertar o placar leva mais um e faz 2.

O ideal é postar as apostas da rodada toda antes dela começar... Como a primeira já começa amanhã é claro que não precisa ser tão rigido. Mas tem que ser antes dos jogos acontecerem. Diria até que o ideal, já pensando nas próximas, é colocar o palpite um dia antes da rodada aí na ciaxa de comentários e caso tenha alguma alteração nos planos e queira mudar o chute, notifica até um dia antes do jogo que rola.

Eu vou estar acompanhando tudo e contando, e como tudo vai estar disponível nos comentários do blog, quem quiser pode contar também. Vou postando a cada 2 dias mais ou menos como tão os pontos.

É claro: todo mundo que lê o blog tá convidado a palpitar e participar, é só deixar aí nos comentários os chutes.

Satã já colocou os dele nos comentários do grupo D, eu coloco os meus aqui. Mandem bala.


Alemanha 3 x 0 Costa Rica
Equador 1 x 1 Polonia

Inglaterra 3 x 1 Paraguai
Suécia 4 x 1 Trinidad

Argentina 3 x 2 Costa do Margim
Sérvia 1 x 1 Holanda

México 2 x 1 Irã
Angola 0 x 4 Portugal

EUA 0 x 2 Rep. Checa
Itália 1 x 1 Gana

Brasil 3 x 1 Croácia
Austrália 1 x 2 Japão

Coréia 1 x 1 Togo
França 1 x 1 Suiça

Espanha 2 x 3 Ucrânia
Arábia 1 x 2 Tunisia

Antes do post do bolão:

FÁBIO SANTOS EMPRESTADO PRO KASHIMA!!!!! ALELUIA, IRMÃOS!!!

O blogger tá uma bosta hoje.

Grupo E

Itália

Em plena crise local, os italianos chegam mais uma vez cobrados como favoritos. O técnico Lippi tem lá suas idiossincracias, mas conhece bem do estilo italiano de jogar futebol, e não deve ser algo muito diferente. Apesar que dizem que talvez venham com uma formação mais ofensiva, mas eu dúvido muito. Tem craques de sobrar, um defesa titular e reserva que chega a ser surreal pra gente. Os meio-campo convocados são praticamente todos volantes, acho que todos menos o Camoranesi, que joga mais pela ala. O resultado é que provavelmente deverá haver um ciclo entre os atacantes pra alguém recuar e carregar a bola (Totti/Del Piero são os mais habilitados). Com função de fazer gols tem ainda Luca Toni (deve ser o titular do setor), Gilardino e Inzaghi. Sobra ainda o Iaquinta, que é um págua e não deve ficar nem no banco (eu espero). Entra pra brigar pelo título, e menos que uma semi-final deve ser vista como um tremendo fracasso.


Gana

O time de Essien e Appiah não é tão hypado quanto o da Costa do Marfim, mas tem time o suficiente pra transformar este grupo E num outro grupo-da-morte, mesmo que mais "leve", digamos. O armador do Chelsea e o volante da Juventus são os carros chefes deste entusiasmado time africano, que vem crescendo em entusiasmo. Bateram a Coréia por 3 à 1, resultado bastante expressivo, além de ter goleado a Jamaica, como vários times que a enfrentaram. Além de ser uma oportunidade de Gana provar o que a geração que já vem dando muitos frutos nas categorias de base pode ser capaz quando chega a hora da verdade. Vai dar muito trabalho.


EUA

A ótima campanha na Copa passada quando chegaram as quartas de final animou muito os americanos para o futebol, quando nem eles mesmo imaginavam que poderiam ir tão longe. A expectativa claro aumentou em torno da equipe, que seguiu duelando com o México pela liderança da Concacaf, mas que a parte rivalizar de igual pra igual por lá com eles, não repete os mesmos bons desempenhos externos que os mexicanos. De 2002 pra cá foram poucos os resultados realmente bons dos americanos enfrentando times de fora da América Central. O time é parecido com o de quatro anos atrás, inclusive nos jogadores, o que signifca que deve vir mais retranca e contra-ataque, imagina como vai ser o jogo com a Itália. Venceram Angola num amistoso com portões fehcados, mas só por 1 à 0, o que aponta pra coisas não estarem evoluindo muito por lá. O técnico Bruce Arenas também é o mesmo de 2002, e mal ou bem deve ser credenciado por ter armado o time muito bem lá, logo pode surpreender. Mas, confesso, acho que não repetiram sucesso de 2002 dessa vez. Quem sabe façam um rodizio Copa sim, Copa não, passam de fase (passaram 94, não em 98, sim 2002...).


República Checa

Os checos já vem há muitos anos desesperadamente tentando chegar à Copa, mas sempre encontravam tropeços que não lhe permitiam nas eliminatórias. Sempre indo muito bem na EuroCopa, a sensação que ficava é a de que a Rep. Checa não era um time de Copa. Bom, certamente é o que essa geração quer finalmente provar não ser verdade. O time é bom, talvez muito bom em seus melhores momentos, pode ir longe. Tem um grande armador, Nedved, mesmo que já veterano (tinha chegado a desistir da seleção). Tem Petr Cech, possivelmente o melhor goleiro do mundo. Tem o gigante Köller, que ao contrário do que dizem, sabe sim jogar com os pés (pelo menos na EuroCopa ele jogou e bem). Tem o Baros, não um craque mas um autêntico matador. Rosicky, ótimo meia, se conseguir atuar ao lado do Nedved, pq a princípio jogariam na mesma posição. Além de outros que também se destacaram em clubes, como Jankulovski. A fase é boa, o time tem entusiasmo, mas o grupo é um mini grupo-da-morte, o que pode atrapalhar.

Resumo: EUA decepciona, Gana surpreende mas não passa, Rep. Checa fica em primeiro, Itália em segundo.

quarta-feira, junho 07, 2006

Sigo em divida com o dia que não escrevi, mas não deve ser hoje que tiro. Provavelmente então os últimos grupos saem já com a Copa rolando, o que não deve ser um problema já que eles jogam por último também.

Grupo D

México

Se preparando há tanto tempo que daria pra ter jogado algumas copas, o México chega em busca de ir o mais longe que jamais foram, ou seja a semi-final. Impossível não é, além do longo tempo de preparo e o foco total na competição, uma maratona de amistosos difíceis em que o time foi se acertando, encara um grupo fraco onde pode até conseguir o primeiro lugar. O time é bem equilibrado, tem vários jogadores experientes e outros novos, a organização do futebol por lá tem ajudado muito a seleção mexicana evoluir mesmo sem ter um craque (como teve outrora com o Hugo Sanchez). Borgetti é figura certa no ataque (já tinha sido o destaque do time em 2002), mas o técnico Lavolpe ainda não tem certeza sobre usar Franco - um págua que só sabe jogar pelo alto, quem vê jogos do Villarreal já enjoou de ver ele em campo - e Omar Bravo do Chivas, que não deixa nenhuma boa memória à nós são-paulinos...


Irã

A grande surpresa das eliminatórias asiáticas, deixou pra trás quase todo mundo, foi o melhor da Ásia no classificatório em campo - a dúvida é claro fica se é pra valer, ou se só jogam quando o negócio não vale tanto assim. O Irã tinha um time até decente em 98, ganhou dos EUA inclusive, teve um jogo bem difícil contra a Alemanha (o destaque foi um gol bizarro do Klismann - é, ele ainda jogava - rolava/rola um video até hoje do gol, foi um troço incrível). Como desconheço a maioria dos jogadores, só digo que tenho algum tipo de expectativa em relação ao time - não sei se vai conseguir um milagre e passar de fase mas pelo menos um bom desempenho, e claro, Portugal pode querer ser zebrado por um asiático de novo, hehehe.


Angola

O Johnson não foi convocado.

O time tem uma coleção de jogadores sem clube (o Johnson acabou de assinar com o Goiás, se bobear se fosse também ia estar sem).

Vi pedaço do amistoso com a Argentina, sonolento.

OK, perderam apenas por 1 à 0 para os EUA e 3 à 2 para a Turquia.

Ainda acho que será saco de pancada, mas os resultados recentes nem são tão nebulosos (do tipo, pode perder os três jogos e sair com um minímo de dignidade, afinal pra Angola estar na Copa já é algo inigualável).


Portugal

Felipão já impôs o seu jogo à bastante tempo no time, o desempenho na EuroCopa já foi muito bom, mesmo que tenha terminado com uma sensação broxante. O time parece confortável demais com seu status de classificado antes de entrar em campo, vi o amistoso com Luxemburgo e eles ficavam tocando a bola quase o tempo todo, tomaram vários contra-ataques de quem achava que o time adversário nem ousaria atacar... É verdade que a atitude tende a mudar na Copa, e que o Felipão faz a cabeça dos caras fácil se fizer esforço, mas ainda assim preocupa. São muito similares com os problemas de 2002. Isso além de confiar em jogadores já ou entrando na decadência, como Figo e Pauleta, o último principalmente pq táticamente só ele realmente tem responsbailidade de gol no time. Não que o Pauleta não faça mil gols no campeonato francês. Várias jovens promessas são o que aquecem as expectativas, Deco, Cristiano Ronaldo, Tiago, e basicamente toda a defesa, talvez o setor mais renovado da equipe. Se tudo se encaixar na hora certa pode até pintar como uma surpresa que não surpreende tanto assim numa final.

Devem passar mesmo Portugal e México por falta de concorrência, mas não duvide de um México em primeiro, eles lidam melhor com adversários fracos.

terça-feira, junho 06, 2006

- dumbass

Me chega a notícia que um certo editor andou soltando por aí que eu disse que a Polônia vai passar de fase! Ora, eu disse que até a Costa Rica tem chances nesse grupo tosco. Se eu tiver que apostar num dos três, iria de Equador, que tem o time mais organizado.

Troço tá ruim por aqui, ontem deu uma piorada, hoje uma melhorada, mas tá um saco. Não tava com nenhuma concentração ontem, então achei melhor adiar em um dia o grupo C. Vamos ver se faço o D hoje ainda pra compensar (ou não...).

Grupo C

Argentina

De todas as últimas Copas quando a Argentina sempre fora o time do qual se esperou muito e se viu pouco, o time que parece mais destinado a brilhar é este, se sobreviver ao duro trabalho diante do grupo em que caiu (só pra variar). Pekerman é um bom técnico, algo do que eles estavam carecendo, mas sofre por não ter conseguido fechar um time exato, ainda vivendo o processo de decisão de quem é titular ou não, se usa mais um meia ou outro atacante... Ainda assim o time tem uma coleção de craques, um bom sistema defensivo, a aposta em Riquelme como o maestro (será que dessa vez vai? mesmo jogando muita bola o rapaz tem o costume de ser meio amarelão) e a esperança da explosão de Messi (que TEM que ser titular). Acho que dessa vez a Argentina vai colocar no bolso as dificuldades do grupo em que caiu - a partir das próximas fases, depende dos adversários mais fortes não tropeçarem para serem enfrentados mais pra frente.


Costa do Marfim

Sensação africana, os marfinenses finalmente explodiram para o mundo nas eliminatórias para a Copa e depois na Copa da África. Chegam mais badalados do que costumam chegar os africanos que surpreendem na Copa, são metade da defesa do Arsenal (quem acompanhou a Copa dos Campeões viu que Eboué e Touré mandam bem), e confiam em Drogba no ataque. Embora seja um bom centro-avante, do tipo que faz pivô mesmo, o Drogba tá longe de ser o tipo de jogador que carrega um time nas costas, não é o estilo dele em campo, ver ele ter que bater falta, pênalti, reclamar com o juiz, assumir todas as responsabilidades do time sozinho é meio insano, ele não é tão capacitado assim. Acho que o time até pode passar de fase, mas não mais que isso.


Sérvia (& Montenegro?)

Conheço pouco do time da Sérvia, além da polêmica envolvendo a convocação do filho do técnico (a Croácia também tem um em campo, mas foi bem menos questionado), que se desconvocou em cima da hora alegando que a pressão era demais. E de um ou outro jogador, como o Stankovic, que se destacam nos seus clubes. Então indo mal ou bem vai ser supresa pra mim.


Holanda

O renovado time holandês de Van Basten ignorou peças veteranas - mesmo os que ainda não passam por decadência total, como Seedorf (e o Cocu ele convoca...) - para apostar num ritmo mais rápido e ofensivo. Vindo de resultados não tão empolgantes em amistosos, uma vitória apertada contra o México quando jogava pior, um empate contra a Austrália onde (me informa José) não souberam atacar quando tiveram um homem a mais. Ainda assim tá cheio de talentos promissores, e até uma figura com Van Nistelrooy que já é um veterano mas que pela ausência da Holanda em 2002 ainda não pôde brilha numa Copa. Isso sem falar na presença do Robben, um ponta à moda antiga, um dos candidatos à explodirem na Copa.

domingo, junho 04, 2006

Os textos hoje são um pouco menos pacientes pq definitvamente não tive uma boa manhça (tosse e dor de cabeça), mas vou me recuperando.

Grupo B

Inglaterra

Saudada por muitos como a melhor equipe inglesa desde que foi campeã do mundo, o time entra com a obrigação de mais uma vez mirar o título, sonho interrompido por Ronaldinho em 2002. O time tem muito em comum com o de 2002, mas é mais maduro e estelar, agora com Gerrard, Lampard, Terry e se conseguir se recuperar (acredito que não para o primeiro jogo, mas para o resto da competição) Rooney, se juntando aos mais veteranos em copas Beckham, Owen, Sol Campbell. Com uma linha do meio de dar inveja a tudo e todos (Cole-Lampard-Gerrard-Beckham), a equipe oscilou um pouco nos últimos amistosos, mas parece estar encontrando seu jogo. Bater Hungria por 3 à 1 e Jamais por 6 à 0 diz pouco na verdade, mas é ótimo para entusiasmar uma equipe que costuma ser irregular. O técnico Eriksson é meio amarelão, mas busca fechar seu longo trabalho pela seleção inglesa em alto estilo. Time pra isso, tem.


Paraguai

Velho conhecido do Brasil, não só como seleção mas pelos jogadores que costumeiramente vem trabalhar aqui, os paraguaios vivem esse longo período tenebroso de renovação já há alguns bons anos. A maioria das grandes apostas já estão aí a tempo demais para serem ainda apostas, o que torna tudo perigoso. Ainda são ótimos na defesa, a prova é que os jovens quem vem pra cá também defendem bem (Cáceres, Manzur), já é a segunda Copa que a seleção aposta em Roque Santa Cruz como seu salvador. Outro com alma de pipoqueiros - quem sabe não dessa vez. Vai brigar pela segunda vaga, não consigo ver indo mais longe que isso, mas...


Trinidad & Tobago

Na disputa direta pelo troféu último colocado da competição, T&T aposta em seu maior ídolo histório, Dwight Yorke, 34 anos, que os são-paulinos se lembram foi candidato a nosso adversário no Mundial, pelo Sidney FC. Vem de uma seqüência de amistosos ruins, perdeu para Eslovênia (3à1) e para Rep. Checa (3à0, todos no primeiro tempo), e não parece ser capaz de qualquer coisa além disso.

Suécia

Os suecos vão brigar com os ingleses mais uma vez pela liderança do grupo, na última Copa surpreenderam, não vejo razão pra não surpreenderem de novo. Tem no entanto que tomar cuidado com o Paraguai, que almeja roubar-lhe a segunda vaga do grupo. As apostas do time ainda são os mesmos de outrora, Larsson e Ljunberg, com a adição do ex-atacante da Udinese e atual campeão pela Juve, Ibrahimovic. Ele teve um grande começo de temporada, mas aos poucos foi sendo delegado ao banco, o que fez seu ritmo de gols diminuir, mas não é fácil disputar com Del Piero. A equipe recém empatou com o Chile, o que não é bom sinal. Excedendo o provável saco de pancadas que será T&T, a briga no grupo será apertada, e a Suécia pode mais uma vez se mostrar guerreira em situações do tipo.

Aposto que o mais óbvio acontece, e Inglaterra e Suécia passam.