free as a weird

quinta-feira, agosto 31, 2006

Sobre Dália Negra, que por motivos obscuros a Imagem cortou o artigo do título, posso dizer que é um De Palma em forma, que o fato dos temas se encaixarem demais ao seu cinema não tornou o filme óbvio, digamos. Na verdade, acho que houve até um trabalho dele para que as coisas não soassem fáceis, chega ter uma sutileza meio incomum. Que não acontece no comando das imagens, aonde vemos o De Palma voando mais do que nunca, dominando a câmera lenta e todos os recursos de sempre, a altura dos quadros sempre com uma olha único. De Palma é um dos poucos cineastas na história do cinema a realmente fazer da grua um instrumento. O filme tem seus problemas, a maioria pela correria da trama, mas isso gera algumas coisas fodas, como a forma que ele abraça o bobão da vez (Josh Hartnett), quase que como um meio pra que tudo se desenvolva aos eu redor e de repente despenque na sua frente. Arrisco dizer que a parte final do final, envolvendo o destino do personagem do Hartnett, é um próximo passo, dessa leve humanidade que vai aos poucos aflorando nos últimos filmes do De Palma (Femme Fatale e Missão Marte já o possuiam).

O Top 10 De Palma, atualizado:

1) Um Tiro na Noite
2) Femme Fatale
3) Vestida Para Matar
4) Trágica Obsessão
5) Olhos de Serpente
6) O Pagamento Final
7) Os Intocáveis
8) A Dália Negra
9) Pecados de Guerra
10) Missão Impossível
Irmãs Diabólicas

Já é o terceiro top De Palma publicado por aqui, muita coisa andou, mas eu ainda devo aquela "25a" revisão do Dublê de Corpo, assim como mais uma chance pro A Fúria.
Caim, M2M, todos dignos de muito apreço, mas não couberam numa lista de nível tão alto

quarta-feira, agosto 30, 2006

Opa, as coisas deram uma melhorado agora
Mas o gosto ainda é amargo

Sabia que o dia começar com o novo De Palma em alto estilo não terminaria impunemente.