free as a weird

sábado, julho 08, 2006

Já não disputo mais nada, mas:

Alemanha 3 x 1 Portugal
Itália 2 x 0 França

Caso ninguém mais altere seus palpites, Filipe já é virtual campeão, pois pros outros (principalmente Satã) pontuarem ele também pontuaria, aí é fim de jogo. De qualquer forma, até antes do horários dos jogos pode se mudar.

sexta-feira, julho 07, 2006

Saíram os 10 candidatos Bola de Ouro. Muito se lembra que Ronaldo levou em 98 em vez de Zidane, e que Kahn levou em 2002 em vez de Ronaldo, mas pouco se lembra que o prêmio é anunciado depois, mas escolhido antes da final. Justamente para evitar escolher necessariamente um jogador campeão. Rossi levou em 82, Maradona em 86, Romario em 94. Ou seja, campeões também ganham. Os 10:

- Henry
- Vieira
- Zidane
- Ballack
- Klose
- Buffon
- Cannavaro
- Pirlo
- Zambrotta
- Maniche (o irmão perdido do Chiko)

Claro que os finalistas saltam na frente, mas o vencedor em 90 foi o italiano Schillaci que não foi pra final. Logo é possível, mas não aposto. Minha torcida já declarei: Cannavaro neles. O cara merece.

Saiu hoje o resultado do primeiro prêmio pra melhor jogador jovem (até 21 anos) da Copa. O júri não fez nem questão de esconder e admitiu abertamente que Cristiano Ronaldo levaria o prêmio até a semi-final, mas que o comportamento de tentar cavar pênalti lhe tirou fortes pontos. O prêmio acabou numa escolha caseira, com Podolski. Embora meio ofuscado por Klose, Podolski fez uma Copa rgeular em geral. Outros candidatos foram prejudicados por uma ou outra razão, como Messi pelo excesso de tempo no banco, ou Rooney por ter demorado à pode sair jogando e ter saído ganhando pontos ainda mais negativos em termos de comportamento com a expulsão.

Ronaldo contrariou hoje o departamento médico do Real Madrid e diz que precisa de operar seu joelho, ou isso poderá acarretar em futuras contusões. E o departamento médico da CBF insistia que não havia nenhum jogador debilitado no começo da Copa. Já não bastasse o misterioso corte do Edmilson, sem nenhum boletim médico prévio, surge essa agora. Como é que é ele não sentia nada e menos de uma semana depois precisa de operação?!?

quinta-feira, julho 06, 2006

Falou-se tanto que Portugal viria mais forte para a semi-final, que é outro time com Deco... Mas suas estrelas se apagaram. Salvo Cristiano Ronaldo, que guerriou desde o começo, Figo e Deco estiveram aguados hoje. Pauleta já vinha aguado desde o primeiro jogo. Só que quando sai, entra o Helder Postiga que é muito pior. OK, dessa vez o Postiga entrou um pouco antes, e depois entrou o Simão, que é melhorzinho, mas não fez muita coisa. A França também não têm tanta matéria prima no banco, Wiltord, Govou e Saha (principalmente o último) são um time de apoio no máximo, o Saha principalmente entrou louco pra entregar o jogo. OK, também é verdade que têm o Trezeguet, ruins nos astros pro astrólogo Domenech. Pra sorte dele e dos franceses, Saha logo depois de entrar (de novo!) levou o segundo amarelo e não pode entrar na final. Será que ele põe o Trezeguet?

Henry vem crescendo no mundial, sendo decisivo em algumas horas, neste jogo voltou mais pra buscar a bola. Sua partida contra a Espanha aonde fora cavar um falta picareta, só fez ficar impedido, parece coisa do passado. Ricardo Carvalho fez boa Copa mas não teve como agüenta-lo no mano a mano, pênalti. Ricardo podia pegar (quase o fez), Henry podia bater (artilharia em vista), mas foi Zidane quem o fez, sem erro. 1 à 0.

Portugal ensandeceu com o pênalti, e saiu decidido que iria convencer o juiz uruguaio (que esqueceu o cartão amarelo desta vez em casa - logo ele que apitou EUA x Itália) que também era digna de um pênalti. O pula-pula na área da defesa francesa foi incrível, algumas dignas de se suspender o jogador direto pela cara de pau. Teve uma do Postiga que foi incrível. Como isso não é tática que se ganha jogo e catimbar contra um time com sangue frio como a França não vingou, Portugal ficou sem armas emocionais. E foi lutando, mas sem grandes chances de gol. A melhor foi num mini-lambança de Barthez (genial contracampo de Coupet repetindo o gesto do titular no banco soltando a bola na frente do gol), que Postiga atrapalhou Figo a cabecear, e ele acabou mandando por cima. Acho que talvez ele nem fizesse se o Postiga não entrasse na frente, mas o fato é que entrou. Ricardo Carvalho perde a cabeça e dá uma bordoada, amarelo (fora da disputa de 3o lugar), um pouco como a que Lúcio deu em Henry, já desesperado com o time. Ricardo vai a àrea para os últimos lances. Nada. França na final, Zidane vs. Cannavaro, o grande duelo da Copa vem aí.

Será que Portugal tem motivação para a disputado terceiro? Alemanha tem a torcida ao seu lado.

França 1 x 0 Portugal - **

No bolão, incrível: todo mundo acertou o placar, menos o Sérgio que não apostou em nada. Ou seja, tudo na mesma, temos mais 4 pontos em disputa, será possível deter Filipe?

Filipe - 43
Satã - 41
Ed - 39
Digão - 39
SérGão - 31
Eu - 29
Ailton - 25

Sábado e domingo temos as últimas decisões.

terça-feira, julho 04, 2006

Sensacional em emoção essa partida de Itália e Alemanha. Dois times no limite, até o último instante. A Itália bem melhor no começo, prendendo o ataque alemão e tendo domínio até mesmo ofensivo. O primeiro tempo alemão foi de um ou outro lampejo individual, enquanto a Itália reeditava a superioridade Argentina do primeiro tempo da partida passada dos alemães. Só que desta vez a Alemanha não precisou levar um gol para se animar no segundo tempo, e a Itália foi aos poucos se resguardando mais, concentrando na sua imbatível defesa suas forças. Com seu principal atacante (Klose) pregado e sem fôlego, a Alemanha tentava sempre chutes com a ajuda dos jogadores que vinham de trás. A prorrogação era inevitável. E aí brilhou Lippi ao revolucionar o time italiano, sacando os dois meias que seguravam naquele momento Odonkor e Lahm pelos lados e colocando Iaquinta e Del Piero. Isso abriu os espaços para os alemães, mas transformou o contra-ataque italiano numa máquina. Gilardino deu drible genial em Ballack e tirou de Lehmann, mas a bola caprichosamente foi na trave. Na volta do escanteio, Zambrotta fuzilou: travessão. Começo de prorrogação já gritava: a Itália não quer e não aceita pênaltis. A defesa italiana mesmo desguardada com menos volantes continuou soberana. Cannavaro é, pra mim sem dúvida, o grande jogador desta Copa. E o gol, feito à dois minutos do fim por Grosso, premiou uma atuação excelente do lateral italiano, que nesta partida foi muito melhor que seu parceiro de posição alemão Lahm, figura clássica das seleções da rodada. Um gol com bela ajuda de Pirlo, que ganhou o escanteio num chutasso de fora da área, e depois procurou pelo espaço para seu chute e totalmente sem espaço, encontrou Grosso que mandou um chute perfeito. Já no desespero alemão, Cannavaro cortou um ataque em velocidade, e mostrando mais uma vez que são os mestres do contra-ataque, em outro drible clássico de Gilardino, Del Piero ficou na cara do gol pra fechar a vitória e o jogo. Com todo o respeito que a Alemanha mostrou mais do que merecer nesta Copa, a Itália mereceu e com sobra estar na final. E a profecia de que a Itália chega nas finais de 12 em 12 anos se confirma. Só falta agora se confirmar que vez sim vez não, eles vencem.

Itália 2 x 0 Alemanha - ***

E algo que não pode ser passado em branco: "(sobre Zidane) Quando a bola chega nos pés dele, ela não chora, quando eu jogava quando ela chegava no meu pé, ela chorava". Felipão, GÊNIO.

No bolão, Filipe ajudado pelo período que Satã não palpitou nas oitavas, vai ficando próximo do título, mas ainda tem 6 pontos em jogo:

Filipe - 41
Satã - 39
Ed - 37
Digão - 37
SérGão - 31
Eu - 27
Ailton - 23

segunda-feira, julho 03, 2006

Últimas notas:

- Roberto Carlos pediu as contas, aquilo que Cafu não teve humildade de fazer. Pior, não gostou nem um pouco do que disse o Juninho, a respeito de todos os jogadores com mais de 30 anos fazerem o mesmo que ele, e agora o R. Carlos, fizeram.

- Roberto Carlos ainda disse que sua arrumada de meia no lance do gol francês era uma dica para fazerem linha de impedimento. Já não faria sentido pelo fato de Henry vir de trás, mas Parreira numa entrevista pouco depois disse que não entendeu o que Roberto fazia no lance, e que não havia nada combinado (e que não conversaram depois do jogo). Muito bem treinado o time...

- Beckham não se aposentou da seleção inglesa, mas declarou que não é mais o capitão do time. Considerou que começa uma nova era com Steve McLaren, e que não faz sentido que ele continuasse como capitão, e sim alguém mais novo. Pintando Terry por aí?

Os palpites para as semis:

Alemanha 1 x 2 Itália
Portugal 1 x 1 França

domingo, julho 02, 2006

Algumas notas:

- ainda sobre o fiasco brasileiro, pelo menos três jogadores saem completamente ilesos da tragédia: Juan, Lúcio e Dida. Principalmente Juan, que teve que ganhar a vaga com empenho durante a preparação pra Copa. Alguns reservas como Robinho, Fred, Cicinho ficam como nomes que gostariamos de ver mais, e por isso não se saem mal.

- que isso tenha significado o fim de vez da era Parreira/Zagallo na seleção. Seja quem vier, que não tenha relações com essa panelinha.

- Cafu e Roberto Carlos, tenham a dignidade de pedir uma partidade de despedida da vida, não se transformem em peso para o próximo treinador

- não digo que será, mas se o próximo treinador for Paulo Autuori, vem mais 4-4-2 por aí, ele tentou arduamente implantar no SP e não conseguiu, mas sempre disse ser seu esquema preferido. Autuori seria ótimo para Cicinho a princípio, mas 3-5-2 seria melhor ainda

- França e Portugal tem um esquema tática muito parecido, com 4 atrás, 2 volantes e aí três armadores, um por cada lado e outro solto no meio. Em Portugal o esquema é mais ofensivo pela característica dos jogadores (Figo, C. Ronaldo e Deco), enquanto na França o jogo é mais cadênciado(Malouda, Zidane e Ribery). A diferença está em que o centro-avante português é em sua melhores noites, um bom matador (Pauleta), e o da França, em seus melhores dias é um dos 5 melhores jogadores do mundo (Henry).

- o astrólogo, vulgo técnico da França, aparentemente se apaixonou pelos astros de Govou, já que o jogador que chegou pra substituir Cissé quando este foi cortado, apareceu pra constar no elenco e já vem sendo a primeira substituição de Domenech nos últimos dois jogos

- Henry é o único que parece ser capaz de evitar que Klose seja artilheiro. O alemão já tem 5 (somando 10 na história das Copas), o francês fez seu terceiro. Na Itália o único com 2 gols é Toni, que só desencantou no último jogo e não parece provável que ele largue tantos gols assim nos próximos. Em Portugal acho que só o Maniche tem 2. Além deles, Podolski também tem três, sendo que Klose passou pra pelo menos dois deles serem feitos. Continuo achando o evento mais sinistro dessa Copa, o corpo possuído do Klose.

E uma pesquisa: quem você acha que será o próximo treinador da seleção brasileira?