free as a weird

sábado, outubro 18, 2003

Fechando o dia (ou melhor, abrindo, já que passamos das 5 da manhã já), os horários de hoje:

14h40 - Robinson's Crusoe - DirecTV 3
22h40 - Encontros e Desencontros - Arteplex 1

Robinson's Crusoe eu não dou 100% de certeza que verei, mas 90%, hehe. Se eu não ver, rapidamente substituirei por outro que comece pouco depois, o que pode significar um filme "surpresa". Enfim. E hoje chega debandada aqui em casa. Um certo catador de mosquitos, e o devedor de uma certa bisteca no Sujinho.

Uma curiosidade é que Elefante que apesar de comprado, não têm data exata pra estreiar ainda, passou já legendado em português; em compensação, Falando de Sexo estréia em dezembro, mas passou legendado em francês, com legendas eletrônicas em português apenas. A Folha hoje uma lista importante para quem está montando a programação da Mostra, a dos filmes que têm data para estreiar. Como muitos nem se quer vão chegar a um dia fazer isso, vale sempre ficar de olho - eu por exemplo resolvi tirar fora Coisas Belas e Sujas porque ele vai estreiar duas semanas depois da Mostra, logo não vale a pena. A lista, abaixo:

24/10 - Migração Alada (no meio da mostra!)
31/10 - Esquadrão Bebop; Fuso Horário do Amor; As Invasões Bárbaras; Segunda-Feira ao Sol
07/11 - Dogma do Amor
14/11 - Alma de Herói; Coisas Belas e Sujas; Em Nome de Deus
21/11 - Um Certo Carro Azul
28/11 - Lugares Comuns
novembro sem data: Meninas Não Choram
19/12 - Em Confiança
25/12 - Chouchou; Sem Notícias de Deus
dezembro sem data: Dogville (nota: versão comercial, muito mais curta que a exibida no Festival, a única considerada "real" por Von Trier); Falando de Sexo; Geração Roubada
9/01 - Encontros e Desencontros
janeiro sem data: Benjamim; Conspiração Visível; A Janela da Frente; O Mesmo Amor, a Mesma Chuva; Narradores de Javé
fevereiro: Anjo da Guerra; A Borboleta Purpura
março: O Amanhã Festivo; Demonlover; Desde que Otar Partiu; As Garotas do Calendário; Viva Sapato!

Vale lembrar é claro, que os filmes pra lá de dezembro não contam tanto assim nesse tipo de escolha, mas principalmente os que estreiam esse mês e novembro, acho sinceramente que a não ser que você esteja desesperado pra ver ele logo, é melhor gastar a sessão com alguma coisa mais difícil de se ver. Ah, é claro, quem têm credencial como o Filipe, não precisa se preocupar tanto com isso, já que é tudo de graça, hehehe.



Elefante, de Gus Van Sant (EUA, 2003)
****

Um dos filmes mais fortes dos últimos anos. Não sei se já estou pronto pra falar algo sobre ele. Ainda que um filme doloroso, digamos, Elefante é também um filme gostoso de se ver – talvez inclua-se aí um certo prazer sádico, talvez não. Suave e pesado. E também é um filme belo, um dos mais belos.. não, não. Paro aqui. Admito minha incapacidade, e não ouso terminar a frase. E agora, como é que fica (além de difícil pros outros filmes do ano)? Uni duni te. E por favor, não me venham com câmera omissa, que eu meto é uma na tua cabeça!



Falando de Sexo, de John McNaughton (EUA, 2001)
****

Falando de Sexo é antes de possivelmente o melhor filme do McNaughton (não afirmo com tanta firmeza porque superar Uma Mulher Para Dois não é pra qualquer um), da prova definitiva que eu vinha clamando de que o cinema de McNaughton é expoente direto de um certo tesão ausente nos filmes B (esse é o termo aqui – não é independente, não é comercial – nem conseguiu ser distribuído por lá, foi chegar dois anos depois só em DVD – é B mesmo, e não é de hoje que é este o ramo por qual ele escolhe percorrer) americanos mais recentes, e aqui não há termo que encaixe-se melhor do que o usado, de um dos filmes (excedendo os de Carpenter, é claro) mais hawksianos feitos em décadas, de uma das comédias mais engraçadas dos últimos anos, antes de tudo isso, um filme delicioso.

“Bem vindo”, me disse o amigo Érico quando nos encontramos na fila para ver Falando de Sexo. “Mostrófilo”, ele já estava preparado para aquilo – e mesmo em plena 17 e cacetada da tarde, ainda ia encarar mais quatro filmes só naquele dia. Eu, caçula no negócio, fico bem calminho com dois no dia. Na fila, atraso – uma mulher sai da sala vindo da sessão anterior, segura o folheto de dar nota pros filmes e sai dizendo “vou fazer é um critica a vocês! Vinte minutos de atraso é um absurdo”, e etc. Pouco depois ela voltou, e estava atrasada pra sessão seguinte, xingou os caras de novo. A minha atrasou no máximo uns 10 minutos. As mesmas três propagandas do Unibanco que venho vendo em quase toda sessão desde que cheguei aqui, sempre. Mais umas novas. Prenúncio de um pesadelo. Daqui a pouco, os filmes.

quinta-feira, outubro 16, 2003

Armando a barraca, digo, os horários. Começa amanhã, mas só no fim de tarde pra este – tive que limitar as minhas sessões por dia por questões financeiras.

Devo cobrir a mostra pra cá, e sobre alguns filmes dos quais eu queira falar mais, devo escrever critica lá para a FOCO – o grande José Roberto, vadio como sempre, queria que eu cobrisse com pílulas – não, não, cobertura superficial, só aqui. A FOCO é um lugar muito sério para isso. Ou eu não sou sério o bastante para isso, não sei. Devo informar sempre os horários do dia seguinte aqui, até pro pessoal de SP que estiver indo saber que uma coisa meio volumosa, feia, baixa, de boné e possivelmente jaqueta marrom, estará em tal cinema na hora X. E comentáriozinhos, todos os dias. Os de amanhã seguem abaixo:

17h10 - Falando de Sexo - Arteplex 2
23h10 - Elefante - Arteplex 1

Devo ir mais cedo para comprar os ingressos (não sei bem como funciona isso de comprar tão cedo, mas beleza), pra garantir (principalmente Elefante). E parece que teremos um certo catador de mosquitos aqui em casa durante a mostra.

Hoje vejo Irreversível, já que é minha última chance de ver o filme (adiei as três semanas, até revi mais de um filme nesse meio termo).

terça-feira, outubro 14, 2003

Dois dias pro começo da Mostra. Um pouco mais que isso pra eu comer bisteca de graça no Sujinho. O que significa que pelo andar da carruagem, em pouco mais de 50 horas, eu estarei sentado vendo Falando de Sexo, meu primeiro filme na Mostra. Rá(!). Coloco a minha programação amanhã, já que pelo jeito cabine tá difícil (de manhã sem saber quais serão os filmes não dá).