free as a weird

domingo, julho 17, 2005

Lembro que o que mais me assustou a respeito da produção de Cursed foi ainda quando eu mantinha a Sozinho no Escuro, que era um site voltado pro gênero de horror, uma época em que eu lia diariamente tudo que é tipo de notícia sobre os filmes em produção (não sei como eu tinha paciência), e já vinham todos os rumores sobre filmarem o filme inteiro de novo mais de uma vez e tudo mais, e no meio dessas refilmagens uma entrevista com o Craven em que ele dizia basicamente que estava cansado, chateado e havia perdido todo o interesse que originalmente tinha no projeto. Isso, no meio de filmagens ainda; sinceramente, assusta muito mais que o fato de terem refilmado tantas vezes. Apesar de que refilmar o filme é uma coisa, o que aconteceu com esse filme é bem outra, o primeiro filme filmado tinha uma narrativa, o filme que existe tem outra, personagens foram adicionados e excluidos no processo, personganes mudaram de relação, um grande número de atores filmaram e não estão no resultado final.

Ou seja: caos geral era de se esperar. Agora acho que a primeira metade do filme, da qual no geral eu gosto até bastante, o filme segura bem toda a bagunça, apesar de sempre ter um tom um tanto quanto desencontrado no tom das cenas entre si. O último terço em especial é quando cai por terra todas as tentativas de organização quaisquer do filme, os dois climaxes em especial são uma bagunça tão grande qto possível, o primeiro em especial é mais caótico, o Michael Rosenbaum sendo um exemplo direto de "não-sei-o-que-eu-estou-fazendo-aqui", tanto que some sem qualquer explicação sem reaparecer. O segundo é pior, mas um pouco mais coerente, só que é filmado a toque de caixa sem qualquer interesse em nenhum sentido, parece trabalho de segunda unidade. Agora, tem planos sensacionais perdidos no meio, além de alguns momentos bastante bons, mesmo que a montagem não encaixe tudo tão bem.

Naquela mesma entrevista ele dizia que não voltaria a trabalhar com os Weinstein e a Miramax. Red Eye, por aqui Vôo Noturno, seu filme novo todo concebido depois do Cursed, já tá pronto, com trailer rolando, com Rachel McAdams (maravilhosa) e Cillian Murphy (o cara do Extermínio, que fez o Espantalho no novo Batman) e data marcada para esse semestre de agora pra estreiar por aqui também, pela DreamWorks.

Algumas coisas aqui: http://www.imdb.com/title/tt0257516/trivia (mas se você tiver interesse, pelo Google se acha muito mais)