free as a weird

quinta-feira, janeiro 03, 2002

Após momentaneos dias de silêncio, chegamos em primeira mão dando boas vindas a este recém parido novo ano de 2002.. ano de Homem-Aranha, Eight Legged Freaks, About a Boy, Adaptation, Gangs of NY, XXX, Slackers, Frailty, Ice Age, Deuces Wild, The Bourne Identity, Mr. Deeds (sim, eu sei que só eu adorei o trailer..), Sings, The Ring, Halloween: Homecoming, Analyze That, só pra citar algyumas produções maiores que levantam-me certo interesse no ano, fora claro os milhares de interesantes filmes menores que devem surgir durante o ano, e também de As Duas Torres, o esperado segundo episódio da saga Senhor dos Anéis.

Estes ultimos dias não fiz muita coisa fora visitar os outros, comer, ver filme, brigar (hhahaah), dormir (pouco, mas..), e sacumé... mas, enfim..

Pra começo de partida, vamos a outro resumo de como foi o fechamento e inciamento de ano pelas bandas paulistanas: nos cinemas vi E Sua Mãe Também (***1/2), Vida Bandida (**1/2)_e diante de uma monstruosa fila com orelhas pontiagudas, A Sociedade do Anel (***); em video/dvd vi Caçador de Morte (***1/2), Pelo Amor & Pela Morte (****), Zombie - Despertar dos Mortos (****), Sindrome Mortal (***), Demons (***1/2), O Chefão de Nova York (***1/2), Honkytonk Man (***1/2), Vivendo no Abandono (****), Rio Bravo (****), O Retorno a Salem's Lot (***1/2) e A Casa do Cemitério (***1/2); e revi Politicamente Incorreto (***1/2), Alta Fidelidade (****), Body Bags (***1/2) e eXistenZ (****); e na TV revi Debi & Lóide (***1/2). E tem mais vários pra ver ainda...
Domingo estou indo pra casa, mas até lá temos uma longa jornada...

Instalamos Speedy hoje aqui em casa (do Filipe, lembrando), rapaz... é humilhante. Já baixei Vanilla Sky, e estou indo ver daqui a pouco.

Bom, como eu anoto tudo e sempre monto tudo de acordo as dats originais, ou seja, os anos originais de lançamento, ficou muito difícil pra mim fazer uma lista de 10 melhores, mas um amigo arranjou-me a lista de todos os filmes lançados nos cinemas em 2001 em RJ - ou seja, não é extaamente a de todoslançados no ano, mas quebra um galho. Usando ela, fiz o que poderia ser pode-se dizer, a minha lista dos melhores de 2001 no BRasil, vistos por mim (que não são tantos, visto que não vi mtos que queria ver):







Menções honrosas: Amnésia, Brother - A Máfia Yakuza Japonesa em Los Angeles, Corpo Fechado, Dr. T e as Mulheres, Encontrando Forrester, Monkeybone - No Limite da Imaginação (foto) e Olhos Famintos.









10. O Alfaiate do Panamá

Sátira mal marketeada mundialmente, guiada com maestria por John Boorman, possui alguns dos melhores momentos do cinema no ano que passou, contando com entre outras as coisas a melhor atuação da carreira de Pierce Brosnan.









09. Mais que o Acaso

Pequeno, belo, sincero e surpreendente filme que quase ninguém viu mesmo tendo dois fortes nomes encabeçando o elenco, Ben Affleck e Gwyneth Paltrow, ambos em uma de suas melhores atuações de suas carreiras, este segundo filme do promissor Don Roos (de O Oposto do Sexo) merecia te rganahdo muito mais espaço do que teve, uma pena.









08. Rios Vermelhos

Um dos melhores suspenses policiais lançados nos ultimos anos, mescla um excelente roteiro, fortes interpetações (em especial por Jean Reno) e uma bela direção de Mathieu Kassovitz (de O Ódio), claramente influenciado pelo mestre Dario Argento.









07. Psicopata Americano

Adaptação do polêmico livro de Bret Easton Ellis, muito bem escrito e contando com uma arrebatadora performance de Christian Bale, só não ficou melhor por um certo exagero de direção mão pesada por parte da diretora Mary Harron.









06. Poucas e Boas

Muito bem contada, de forma extremanete cômica, sem perder sua veia dramática, com a marca registrada de Woody Allen, e ainda contando com fortes interpetações de Sean Penn e Samantha Morton. Cômico, belo, divertido e ainda contém uma linda trilha sonora.









05. E Sua Mãe Também

Sincero e extremamente bem realizado, este misto de road movie, comédia, drama, erotismo resulta numa verdadeira exibição de poesia traçada da melhor forma possível. Possui seus pequenos defeitos (alguns exageros do roteiro), mas sempre bem acertados pelo diretor Alfonso Cuáron (de Grandes Esperanças), e na minha sincera opnião superior ao outro representante mexicano mais badalados no Brasil este ano, Amores Brutos (que curiosamente possuem um dos mesmos atores protaganizando-os), que apesar de bom, possui muito mais defeitos.









04. Deu a Louca nos Astros

David Mamet recupera a forma após o arrastado Cadete Winslow, nesta excelente comédia sobre as filmagens de um filme em uma cidadela, onde tudo começa a dar errado. Boas atuações de várias as partes, como Phillip Seymour Hoffman, William H. Macy e (sim!) Alec Baldwin, unindo-se ao bom roteiro e boa direção de Mamet formaram uma das mais graciosas comédias lançadas nos ultimos anos.









03. Cecil Bem Demente

Corrosivo, bem humorado, trash e abusamento de genialidade são alguns dos elementos usados pelo genial John Waters nesta escatalógica e magistral comédia, extremamente inteligente e surpreendente, uma verdadeira volta as raízes do polêmico diretor. Stephen Dorff encarna com corpo e alma o "demente" protagonista.









02. Planeta dos Macacos

Genial e extremamente superior ao original já muito bom, esta nova versão do clássico do Sci-Fi, abandona boa parte da história segurando consigo somente o esqueleto que guiado magistralmente com pura genialidade por Tim Burton ruma a quase perfeição em seus melhores momentos. Tim Roth mesmo debaixo da magnífica maquiagem de Rick Baker consegue ser extremamente expressivo e é provavelmente a mais forte das interpretações; além da maquiagem de Baker, destaca-se também a maravilhosa trilha de Danny Elfman e como curiosidade uma inusitada ponta de Charlton Heston. Infelziemnte, 90% das pessoas não tentaram compreender a obra, e sim ficaram horas e horas tentando bolaro final "de verdade", quando este... bom, é melhro eu parar por aqui. Para ver e rever.









01. Quase Famosos

Apesar de toda genialidade contida em Planeta dos Macacos, é impossível não se ajoelhar diante de ums dos dez filmes mais sinceros e empolgantes de assistir de todos os tempos, Quase Famosos. Esta quase obra-prima de Cameron Crowe não é um filme para fãs de rock, ou para fãs dos anos 70 - é uma obra feita para ser digerida por qualquer um: não é só um retrato do mundo do rock'n'roll, ou só um retrato de uma geração... é mais pessoal que isto. E o mais curioso é que tudo isso foi feito com tão pouca ambição e tanta sinceridade, que só me restou aplaudir. Fica pra próxima, Burton.



É bom lembrar que a excessão de Planeta dos Macacos, E Sua Mãe Também e O Alfaite do Panamá, todos os outros membros do Top 10 não são originalmente lançados em 2001; e que aí não contém lançamentos direto para video e/ou para TV, assim filmes como eXistenZ e Conte Comigo ficam de fora.

Bom, chegando em Cuiabá eu vou preparar o template novo, arrumar unslinks quebrados, e também terminar de arrumar o meu site que em breve entra no ar...

Cacete, 3h fazendo isso.