Estou num processo de cadastrar na tabela os filmes por diretor (até hoje eu só tinha por ano), o que dá vazão há coisas curiosas. To fazendo de frente pra trás (?), ainda estou 1978. Nesse caminho, uma porção de pequenos cineastas se destacam, alguns que as vezes até esquecia da existência. Nessa bagulhagem, surgem figuras como Les Mayfield ou Sam Weisman, cineasta padrões (aka paycheck) de Hollywood para filmes meia-boca. Mal sabia quem eram direito, e descobri ter visto vários de ambos (mais de Mayfield). Há aqueles cineastas que não são brilhantes que defendo mesmo assim com forças, mas que fazem diferença quando vejo assim no papel, casos como Mark Lester, Tom Holland, Stephen Hopkins, Robert Harmon, Tamra Davis. Tudo bastante curioso de se ver se desenhar. Veja só (pois é, falta do que fazer numa manhã insone de sábado):
Les Mayfield:
O Homem da California (Encino Man, 1992) - *
O Milagre na Rua 34 (1994) - *
Flubber (1997) - 0
Um Tira Muito Suspeito (Blue Streak, 1999) - *
Jovens Justiceiros (American Outlaws, 2001) - *
Stephen Hopkins:
A Hora do Pesadelo 5 (1989) - *
Uma Jogado do Destino (Judgement Night, 1993) - **
Contagem Regressiva (Blown Away, 1994) - **
A Sombra e a Escuridão (The Ghost and the Darkness, 1996) - **
Perdidos no Espaço (Lost in Space, 1998) - *
Sob Suspeita (Under Suspiction, 2000) - **
Mark Lester:
Escola da Violência/Os Donos do Amanhã (Class of 1984, 1982) - ***
Chamas de Fogo (Firestarter, 1984) - *
Comando para Matar (Commando, 1985) - ***
A Guerra dos Donos do Amanhã (Class of 1999, 1990) - ***
O Massacre no Bairro Japonês (Showdown in Little Tokyo, 1991) - **
A Base (The Base, 1999) - **
Sacrifício (Sacrifice, 2000) - **
Esse estranho mundo chamado cinema...