free as a weird

sexta-feira, maio 27, 2005

Sei lá o que deu no enetation, o sistema de comentários, que ele desapareceu - fiquei esperando uns dias pra postar essa outra rodada de fotos pq queria ler a repercussão da anterior, mas como foi passando os dias e não ressurgiu os comentários, achei melhor jogar logo as fotos do terceiro ensaio. Nesse ensaio em particular rolou o caos: Bruno já acordou pouco disposto, e a notícia de que o Renato tava passando mal e vomitando logo não podendo ir no ensaio meio que deu um baque geral nele, e ainda Chiko e Angelo não estariam por lá na primeira metade do ensaio pq tinham que ir num lugar quase noutra cidade acertar o aluguel da câmera, então o ensaio mais ou menos virou uma bagunça.



Bruno em primeiro plano procura um ângulo novo pra filmar o corredor, enquanto Fernanda aguarda no fundo.



Fernanda ensaia pela primeira vez uma cena completamente fora do roteiro, que começou a ser criada neste dia. Ela guarda fitas, e Matos surge pelo corredor. A cena doi surgindo aos poucos nesse dia.



Fernanda e Matos escutando direções do Bruno, Angelo um pouco mais atrás surge também. Acho que foi nesse dia que começamos a "ensaiar extras", mais ou menos uma forma do Bruno começar a encontrar os tempos dos clientes que não fossem apenas o Matos, e também de dar mais alguém pra Fernanda contracenar junto. Não me lembro direito se foi esse dia ou o anterior, mas nesse dia isso também ocorreu.



Na ausência do Renato, eu e José tivemos de cuidar da câmera. Bruno não parece gostar muito do que via sendo encenado, hehe.



Fernanda e Matos em suas marcas tradicionais - atendente e cliente - aguardam que o Bruno retorne ao seu lugar de diretor, hehe. Esse foi um dia particularmente difícil, o Bruno tava muito dispersivo, lá pro último terço do ensaio ele praticamente tava largando tudo com José e eu, ordens, o que ensaiar. No final das contas virou uma bagunça, que enfim, ao menos serviu pra relaxar um pouco, mas não rendeu nada.



Rotina seguindo, Matos e Fernanda ensaiam mais uma vez, eu com a miniDV e o José sempre acompanhando. O quadro é sintomático do dia: cadê o Bruno?



Finzinho de ensaio: mais à frente Chiko e Angelo, no fundo Matos e Bruno.



Fernanda se despedindo, José andando pra qualquer lado. Nessa hora deviamos estar com uma puta fome.

segunda-feira, maio 23, 2005

Retornando para as fotos dos bastidores do filme do Bruno, agora oficialmente não mais Os Deserdados. Hoje seguem as imagens do segundo ensaio, acho que o primeiro com o José presente, que se deu na terça-feira, algo como uma semana antes das filmagens. Com um dia de espaço pra recuperação pós-bebedeira. Lembro desse ter sido um dia cheio, com depois do ensaio coisas sendo feitas pela tarde, polícia sendo visitada, e por aí vai. Então vão aí as imagens do segundo ensaio (o terceiro já está engatado):



Eu (este pedaço azul) e José no volante, à caminho da Planetama para mais um ensaio pela manhã.



Fernanda e Matos em um intervalo do segundo ensaio.



Bruno recorre ao roteiro no meio do ensaio: até que ele consegue fingir algum interesse pelo que lê, hehe.



Fernanda e Matos escutam as instruções do Bruno, um pouco mais coerentes do que no ensaio anterior... ou ao menos pareceu.



é, pela cara desolada da Fernanda pouco depois, parece que não melhorou muito não as instruções.

Uma imagem que não volta mais:

Atualização geral aí do espaço das estrelas que eu não fazia há tempos, parte por preguiça, parte por estar vendo muito menos filmes do que gostaria (logo sem entuasiasmo pra atualizar). Tanto é, que mais de 60% dos filmes adicionados agora são de filmes que na verdade eu vi em festivais e que foram estreiando nesse período de desatualização. Não faltam dividas com o circuito, do mais comercial (Lucas, Refém, Andrucha, Pollack) ao menos (Anderson, Bellochio, Gallo), pra ficar em exemplos que vieram a mente rápido. É verdade também que nesse meio tempo, cerca de seis semanas, deve ter pelo menos uns quinze filmes vistos em situações alternativas, tais quais, mostras como do Carlão, dos melhores do ano no Sesc, Noitão, filmes que ressurgem em cartaz no Top Cine, o que vem incluindo muita coisa foda como Godard (Desprezo, Pierrot), Rivette (A Bela Intrigante), Bertolucci (O Conformista)...