free as a weird

quinta-feira, setembro 11, 2003

House of 1000 Corpses é um dos filmes mais estranhos que eu já vi. Ao mesmo tempo que psicodelia dele é estranha e atraente, é ruim pra cacete. E é também um filme muito mais negativo sobre os EUA que qualquer coisa que Michael Moore já tenha planejado fazer. E nem sei dizer se é um filme pessimista, pq você não torce por ninguém pra ter pessimismo mais direto - o filme trata de maneira tão debochada os "mocinhos" tal qual como malucões-psicóticos-relflexo-do-Bush os "bandidos". Não dá pra torcer pra ninguém, e acho que o Rob Zombie não queria que eu torcesse mesmo. É um filme desesperançoso, isso vale ser dito. A segunda metade é particularmente um pé no saco, um apanhado de obviedades e um caldeirão de imagens psicodélicas que parecem gritar e espernear para que não haja maneira do espectador passar sem vê-las, sem ter de engolir elas como são. É interessante que o filme tenha sido feito antes de 911, e acabar sendo lançado quase dois anos depois (saiu no meio do primeiro semestre nos EUA), porque o Rob Zombie não queria fazer cortes no filme; o negócio é que não tem gore nenhum, ficando a impressão até de que poderiam haver razões mais obscuras para a maioria das majors americanas derem boicotado o filme. E o Rob Zombie disse que só faz a seqüência se for pra ser já, logo já está trabalhando nela, e eu nem quero imaginar o quanto mais negativo quanto aos EUA isso será. O filme é uma parada interessantíssima, tanto estética quanto temáticamente. Só que nos dois temas, a coisa fica meio torta. Mas devido aos pontos trabalhados e como eles são trabalhados, diria que é um filme quase obrigatório. Faço critica em breve.

Baita de um dia estranho hoje.

Duas caixas do McDonalds conversavam enquanto uma minha atendia, sobre Fábio Assunção ter ido lá no dia anterior. Disseram que a outra caixa (que não estava lá) que geralmente brinca com os clientes, ficou muda - e brincaram sobre o que aconteceria se fosse o Santoro. O que me deixa curioso são dois pontos, um que é por causa dessas coisas muitos mais do que as tietisses que artistas evitam irem em lugares assim. Mas o que interessa mesmo nisso, é o hamburguer do McDonalds. É impressionante. A merda tem gosto de água. Eu tenho que fazer um lance meio picareta pra espalhar melhor o cheddar, ou alguns pedaços ficam ruins de descer. Tipo, o hamburguer da Perdigão que é super barato e pode ser feito até no microondas, tem pelo menos umas 70x mais gosto que aquilo. Pobre Fábio Assunção, que deve ter encardo um hamburguer desse. O pessoal que trabalha lá parece legal (mesmo mudos), o hamburguer não.

quarta-feira, setembro 10, 2003

Chuvinha chata. Começou as 6h da manhã, persiste. Chuvinha que pede ficar em casa. Ilhou uma professora - essa parte eu até gostei - e não parece disposta a seder. Ai ai.

Carambolitas: teria o Galvão chamado o Ronaldo só de "Ronaldo"? Quem diria. Hehehehe. Embora ele insista em chama-lo de fenômeno (eu insisto: fenômeno foi 10 anos atrás, hoje é craque, não fenômeno). E PQP, puta jogo chato. E Parreira, tome vergonha na cara e tira o Rivaldo do time. O cara não tá jogando NADA.

terça-feira, setembro 09, 2003

Bom, esse negócio de melhores filmes da década de 90 foi virando reação em cadeia, um começa, outro aumenta, e assim foi indo, com quase todo mundo que têm bog relacionado a cinema fazendo o dele. O Filipe fez um de 100, e acabou me intimando indiretamente à fazer um na mesma quantidade. O problema desse tipo de top muito abrangente é porque sempre estará ficando ultrapassado logo logo (especialmente com a maratona Godard vindo aí - tá, na verdade nessa lista a maratona não terá impacto nenhum, por enquanto). Enfim, na minha conta o diretor mais citado é o Linklater, mas tem uma porção de diretores com três filmes, e eu posso ter esquecido de contar algum deles. O interessante é que uma lista de 200 iria tranqüilamente ainda só com filmes que gosto muito (aqui entraram pouquíssimos ***1/2). É isso, leia a lista, reclame, etc. Como disse o Filipe, a minha lista é certamente a mais estranha que vai ter por aí. Pois é... hehehehe.

100. 12:01 – Meia-noite e Um, de Jack Sholder (93) / O Último Matador, de Walter Hill (96) – empatados (aka picaretagem)
99. Feitiço do Tempo, de Harold Ramis (93)
98. Todos a Bordo, de Spike Lee (96)
97. Uma Noite Alucinante III, de Sam Raimi (93)
96. Tropas Estelares, de Paul Verhoeven (97)
95. Barton Fink – Delírios de Hollywood, de Joel Coen (91)
94. South Park: Maior, Melhor & Sem Cortes, de Troy Parker e Matt Stone (99)
93. Gosto de Cereja, de Abbas Kiarostami (97)
92. Batman, o Retorno, de Tim Burton (92)
91. Alma Corsária, de Carlos Reichenbach (93)
90. Darkman – Vingança Sem Rosto, de Sam Raimi (90)
89. Newton Boys – Irmãos Fora-da-lei, de Richard Linklater (98)
88. Sob a Sombra do Mal, de Curtis Hanson (90)
87. Crime Verdadeiro, de Clint Eastwood (99)
86. Poucas & Boas, de Woody Allen (99)
85. Invasores de Corpos: A Invasão Continua, de Abel Ferrara (93)
84. Matador em Conflito, de George Armitage (97)
83. O Diabo Veste Azul, de Carl Franklin (95)
82. Instinto Selvagem, de Paul Verhoeven (92)
81. Jogo Perverso, de Kathryn Bigelow (90)
80. El Mariachi, de Robert Rodriguez (92)
79. Fome Animal, de Peter Jackson (92)
78. Almas Gêmeas, de Peter Jackson (94)
77. Jackie Brown, de Quentin Tarantino (97)
76. Unidos Pelo Sangue, de Sean Penn (91)
75. Os Donos da Rua, de John Singleton (91)
74. Henry – Retrato de um Assassino, de John McNaughton (90)
73. Amigas de Colégio, de Lukas Moodyson (98)
72. Babe, o Porquinho Atrapalhado na Cidade, de George Miller (98)
71. Duro Aprendizado, de John Singleton (95)
70. As Criaturas Atrás das Paredes, de Wes Craven (90)
69. Fervura Máxima, de John Woo (92)
68. Os Bons Companheiros, de Martin Scorsese (90)
67. Quem sou Eu?, de Jackie Chan & Benny Chan (98)
66. Aprile, de Nanni Moretti (98)
65. Terra de Paixões, de Stephen Frears (98)
64. Vamos Nessa, de Doug Liman (99)
63. Pleasantville – A Vida em Preto e Branco, de Gary Ross (98)
62. O Jogador, de Robert Altman (92)
61. O Verão de Sam, de Spike Lee (99)
60. Um Plano Simples, de Sam Raimi (98)
59. O Balconista, de Kevin Smith (94)
58. Estranhos Prazeres, de Kathryn Bigelow (95)
57. Swingers – Curtindo a Noite, de Doug Liman (95)
56. Babe, um porquinho atrapalhado, de Chris Noonan (95)
55. Desejo Assassino, de Eric Red (96)
54. Garotos de Programa, de Gus Van Sant (91)
53. Três é Demais, de Wes Anderson (98)
52. O Rei de Nova York, de Abel Ferrara (90)
51. Fuga de Los Angeles, de John Carpenter (96)
50. Gênio Indomável, de Gus Van Sant (97)
49. O Gigante de Ferro, de Brad Bird (99)
48. Felizes Juntos, de Wong Kar-wai (97)
47. Uma Loira de Verdade, de Tom DiCillo (97)
46. Close Up, de Abbas Kiarostami (90)
45. Gridlock’d, de Vondie Curtis-Hall (97)
44. Red Rock West – Morte por Encomenda, de John Dahl (92)
43. SubUrbia, de Richard Linklater (97)
42. Los Angeles – Cidade Proibida, de Curtis Hanson (97)
41. Jamon, Jamon, de Bigas Luna (92)
40. Ecos do Além, de David Koepp (99)
39. O Exterminador do Futuro 2, de James Cameron (91)
38. Jogada de Risco, de Paul Thomas Anderson (96)
37. No Mundo da Lua, de Robert Mulligan (91)
36. O Grande Lebowski, de Joel Coen (98)
35. O Vingador do Futuro, de Paul Verhoeven (90)
34. Ghost Dog, de Jim Jarmusch (99)
33. O Filho de Jesus, de Alison Maclean (99)
32. O Céu de Outubro, de Joe Johnston (99)
31. Um Passo em Falso, de Carl Franklin (92)
30. Uma Mulher Para Dois, de John McNaughton (93)
29. Um Mundo Perfeito, de Clint Eastwood (93)
28. O Vento nos Levará, de Abbas Kiarostami (99)
27. A Ambulância, de Larry Cohen (90)
26. Três Reis, de David O. Russel (99)
25. A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, de Tim Burton (99)
24. Vivendo no Limite, de Martin Scorsese (99)
23. Johnny Suede, de Tom DiCillo (91)
22. Edward Mãos-de-Tesoura, de Tim Burton (90)
21. Pequenos Guerreiros, de Joe Dante (98)
20. Drunken Master II – O Mestre Invencível, de Jackie Chan e Chia-Liang Liu (94)
19. Vivendo no Abandono, de Tom DiCillo (94)
18. eXistenZ, de David Cronenberg (99)
17. Irma Vep, de Olivier Assayas (96)
16. Além da Linha da Vermelha, de Terrence Malick (98)
15. Gremlins 2 – A Nova Turma, de Joe Dante (90)
14. Pulp Fiction – Tempo de Violência, de Quentin Tarantino (94)
13. Coração Selvagem, de David Lynch (90)
12. Pura Adrenalina, de Wes Anderson (96)
11. Vampiros, de John Carpenter (98)
10. Cães de Aluguel, de Quentin Tarantino (92)
09. A Outra Face, de John Woo (97)
08. Os Imperdoáveis, de Clint Eastwood (91)
07. Texasville, de Peter Bogdanovich (90)
06. História Real, de David Lynch (99)
05. À Beira da Loucura, de John Carpenter (95)
04. Dead Man, de Jim Jarmusch (95)
03. Jovens, Loucos & Rebeldes, de Richard Linklater (93)
02. Pelo Amor & Pela Morte, de Michelle Soavi (94)
01. Antes do Amanhecer, de Richard Linklater (95)

segunda-feira, setembro 08, 2003

"I want to see tons of people getting laid because of this movie." - Eli Roth. (entrevista completa)

Esse cara não pode me decepcionar, não mesmo. Hehehee. Tipo, o cara detona a posição do Danny Boyle em relação ao 28 Days Later em aberto (o fato do Boyle não admitir que é um filme de horror pra vender o filme, ainda que ele literalmente copie até detalhes de Day of the Dead). Genial foi ele explicando como ele conseguiu ter elenco pro filme. Ele disse que inicialmente eram pouquíssimos os que sirgiam interessados em atuar no filme; daí ele falou com o Lynch, que é amigo dele (e de quem ele foi assistente), e o Lynch disse pra colocar o nome dele como produtor executivo... Basicamente encheu as salas com genter querendo atuar no filme, hehehe. Depois quando ele já estavam finalizando o filme e o Lynch viu e adorou, ele pediu pro Roth tirar no nome dele pq muita gente estava achando que era o novo filme do Lynch, e como ele achava que o filme era cara do Roth, se ficasse como executivo (mesmo sem enfiar grana nenhuma) iam ligar o filme o tempo inteiro ao Lynch. De qualquer forma, acho que as pessoas ligam mesmo assim, só de maneira menos direta, a se julgar que o cara foi assistente dele e que até o mesmo compositor do Lynch fez a trilha pro filme.

"And that's the difference between Dushku and Katie Holmes. Katie Holmes gave us the boobs. When we saw "The Gift" and she was standing there without her shirt off...my fucking jaw was on the ground. And you know what, any time that girl is in an R-rated movie, I'll pay fucking money just to see it because I know that Katie Holmes is willing to do what is required of the role."

Eu sou o rei dos textos inúteis, é incrível. É interessante essa minha relação com o prazer de escrever. Até quando nã há nada de útil a ser analisado, relatado ou noticiado, escrever o texto é prazeroso.

Vejam só o que o saudoso colega John Fallon escreveu sobre O Devorador de PEcados: "The Order" is a supernatural thriller with no thrills, a horror movie with no horror, a love story with no heart, a mystery with no mystery, a character study that lacks character and a look at church corruption for dummies".

E eu digo: é... Não atoa o filme estreiou com uma bilheteroa ridicula. Era um filme pré-queimado. Deveria ter estreiado em fevereiro, mas voltaram pra pós-produção alegando que o efeitos estavam ruins (reza a lenda que na verdade foi uma certa exibição teste que amedrontou-os). O interessante que o filme têm exatamente a mesma equipe, Helgeland na direção, Heath Ledger, Shannyn Sossamon e Mark Addy no elenco, que COração de Cavalheiro. Ainda que eu ache Coração de Cavalheiro um filme um tanto bobo, deu uma graninha legal. Na verdade foi o único filme do Heath como protagonista que deu grana nos EUA. As Quatro Plumas foi bem fraco, e agora o Order também. O Ned Kelly, onde ele protagoniza com Orlando Bloom e Naomi Watts de coadjuvantes, teve uma bilheteria fortíssima na Australia, saiu lá primeiro pq o filme é australiano. Resultado: tão procurando uma data boa até hoje pra lança-lo nos EUA, pois sabem que deve vir um retorno bom. Eu gostei do que o Heath fez de recusar uma porção de roteiros teen pra procurar roteiros mais adultos depois do 10 Coisas. Mas ele dá um azar danado nisso. E po, virar amigo do Helgeland pode ser perigoso, o cara é um roteirista bastante competente, mas sai de baixo quando resolve dirigir (O Troco é um tanto pior que Coração de Cavalheiro, ainda que lá o Mel Gibson teve muita influência porque ele mudava tudo que o Helgeland pedia).

E essa foi a pior semana em anos pra bilheteria americana. Se umas semanas atrás teve um espetáculo com o 12º colocado fazendo quase 5m, o primeiro colcoado essa semana foi o filme novo do David Spade fazendo 7m... Bem, semana que vem Era Uma Vez no México e Matshcick Man devem rachar as bilheterias, e fazerem uma boa grana nessa história... Eu só torço de pé juntos para que no meio disso o Cabin Fever não bombe. E não deve bombar.