free as a weird

segunda-feira, julho 10, 2006

Pra história: http://fifaworldcup.yahoo.com/06/en/w/match/64/mr.html

Zidane eleito o vencedor da Bola de Ouro, na votação mais apertada já feita. Ficou cerca de 30 pontos à frente de Cannavaro. Sérgio e eu tinhamos concluído no dia que saiu que era a escolha mais provável, até pela maioria votar antes da final, por ele não ter ganho 98, pra não dar pra um zagueiro (ou goleiro). Com a expulsão, temi que as pessoas que só votassem depois da final (este ano foi opcional, até 2002 era só antes) não fossem ter coragem de ir nele e não querendo ir num defensor fossem no Pirlo (que acabou em terceiro), que tinha sido eleito pela terceira vez o melhor em campo.

Vou dar um descanso pro blog por uns dias

domingo, julho 09, 2006

Final do bolão

1) Filipe - 44
2) Satã - 42
3) Ed - 40
Digão - 40
5) SérGão - 31
Eu - 31
7) Ailton - 25

Afroxou: José. (ehehehe)

E quem caiu foi o mito da Itália sempre perder nos pênaltis! E olha que o De Rossi bateu e muito bem. Alias, ele só colocou jogador defensivo pra bater. Festa italiana segue em campo, no estilo italiano, sofrido, até o fim. E o travessão que conheceu Di Biaggio dessa vez conheceu Trezeguet (imagino o Domenech pensando: se eu tivesse seguido os outros jogos...). Cannavaro, gigante, mais uma vez foi preterido pelo Pirlo pelo comissão que escolhe o melhor do jogo. Agora é torcer que quem escolha a Bola de Ouro não leve isso a sério.

Sobre criticas ao juiz, acho muito questionável o segundo pênalti no Malouda, nem toda travada é faltosa, aquela pode ter sido, então dou o benfício da dúvida pra ele. O mesmo vale sobre o gol do Toni que o tira-teima pelo que foi dito apontou que era legal, mas que era muito difícil de se marcar. Fora isso, ele esqueceu o cartão amarelo em casa, mas isso foi meio que regra nessa Copa. Uma pena só Zidane ter discutido e perdido a cabeça (literalmente), um fecho de carreira que não era o esperado. Até pelo gol e pela situação naquele momento, jogando com um ombro recolocado no lugar, tudo apontava para algo heróico. Aparentemente ficou tão abalado que não foi receber a medalha de prata.

Não foi uma cobrança de pênaltis que dignificou os goleiros, Buffon errou o lado em todos (mesmo no de Trezeguet), caia sem esperar, ficou até fácil pro Sagnol que bateu com obrigação de acertar jogar só no meio. Barthez caiu certo algumas vezes, mas os italianos bateram muito bem sempre. Vamos ver até onde vai a escrita: será que teremos Itália na final apenas em 2018 (por sinal, a próxima Copa na Europa)? E perdendo, já que título só em 2030! Hehehe.

A seleção da Copa, então. Deu muito, muito trabalho. Vários caras eu posso estar sendo influenciado pelo momento. Se eu fizer futuras mudanças, informo, mas gosto dela como está. Numa Copa com tantos volantes se destacando, achei justo ter três (embora nenhum com caráter apenas defensivo).

Ela seria hoje assim:

Buffon (Itália)

Zambrotta (Itália)
Cannavaro (Itália)
Ayala (Argentina)
Lahm (Alemanha)

Maxi Rodriguez (Argentina)
Vieira (França)
Pirlo (Itália)
Zidane (França)

Saviola (Argentina)
Klose (Alemanha)

Menção mais que honrosa para Thuram e Juan na zaga; Grosso que quase roubou a vaga que parecia óbvia de Lahm (admito que só não fiz a troca pq acho me arrependeria revendo os jogos, mas eu diria que é um empate técnico - o Lahm foi prejudicado ontem, jogando improvisado na direita onde claramente não é confortável); Ribéry que me fez pensar muito se dava pra encaixa-lo no ataque ou no meio; dois volantes gigantes, Makelele e Gattuso. Isso e tantos outros que apareceram em outras seleções de rodada, o Materazzi que não apareceu em nenhuma mas que veio do banco pra ser um gigante também.

Se fosse pra eleger um técnico, seria o Lippi. Ainda que eu continue não entendendo de jeito nenhum pq com Gilardino e Inzaghi de opções, ele tenham colocado o Iaquinta, que só pra variar teve uma atuação pauletana em campo.

Disse no finalzinho do jogo: Zidane jogando com o ombro deslocado, Vieira saindo machucado... Tudo apontando uma vitória heróica francesa na prorrogação. Não aconteceu, Zidane foi expulso (justamente), mas vêm agora os pênaltis. E aí a dúvida: a Itália nunca venceu nos pênaltis numa Copa. Pior: perdeu a única outra final definida no formato. E perdeu pra França em 98, com Di Biaggio chutando na trave. Se eu fosse Lippi não deixava o De Rossi passar nem perto da marca do pênalti. A França não tem dois ótimos cobradores (Henry substituído, Zidane expulso), mas a Itália tem a história contra si. Ou cai o mito dos 12 anos, ou o cai o mito da Itália perder nos pênaltis.

Ninguém fez ponto no bolão.

Até quando a Itália sofre um gol a bola se recusa à ir pras redes!

Vai dar muita saudade desse time da Alemanha. Muita mesmo. Não sei se voltaremos à ver o time desta forma. Klinsmann não se decidiu sobre ficar ou não, embora tenha pressão para que sim. Acho difícil outro técnico, mesmo diante do sucesso do time, ter esse estilo pra frente. Além de alguns jogadores importantes como Schneider, Frings, Klose, Ballack já no máximo chegarem a próxima Copa numa forma deteriorada, estão todos chegando ou passados dos 30. Entram, acredito que exceção feita ao Schneider que acho tem 32 já mesmo, no grupo do Ronaldo - precisam jogar muita bola pra justificar. E podem, claro. Principalmente pq na Alemanha obviamente a concorrência pelas vagas é mais fraca, vide o banco alemão. Mas tem jovens de muito futuro, como o Odonkor que deve naturalmente assumir a vaga de Schneider pela meia-direita, e deixar o time ainda mais ofensivo. Schweinsteiger, Lahm, Kehl, Podolski e outros tem tudo pra crescerem e se tornarem mais sólidos. Mas tudo isso pode cair pelo simples fato de mudar o treinador e o próximo pertencer a clássica escola alemã. Se fala de Klinsmann ir treinar os EUA, lembrando que ele mora lá e é amigo pessoal de Bruce Arena, técnico da seleção local nas últimas duas Copas. Não é fácil, mas ousado e inteligente poderá fazer sucesso por lá também. Embora seja bem mais interessante ver se ele consegue manter a longo prazo este time atual alemão, até pq houve uma evolução clara com o tempo até a Copa, seria bacana saber o que mais ele pode fazer.

Tudo isso pra dizer que ficou evidente que apesar da vontade e de alguns talentos individuais de Portugal, a Alemanha é muito mais representativa daquilo que de melhor assistimos nesta Copa. E me deixou com mais impressão ainda de que a Itália chega é muito credenciada pra final, ainda que a França tenha peças de desequilibrio. Embora pareça que a vitória tenha vinda apenas de jogadas individuais de Schweisteiger, que até que enfim resolveu arriscar seus habituais chutes com essa bola, deu pra ver mesmo o time semi-reserva da Alemanha em campo muito mais aplicado, técnica e táticamente. Frings retornando a ser o vigia dos zagueiros, Kehl ficando livre pra subir (no jogo passado ele o tinha substituído, sem essa liberdade), um possível substituto do Ballack no time. Kahn jogou muito bem, uma despedida muito boa. A maior pena foi ver o Klose zerar em gols de novo, sendo que o Klinsmann tirou com ele com 15min do 2T, o que não entendi (apesar que ele parecia cansado). Mas tirou pouco depois Podolski e o Schweisnteiger que são garotos, acho que só queria pôr os reservas mesmo. Felipão até deu chance pro Nuno Gomes e Pauleta atuarem juntos por uns 10min, o Pauleta fez acho que seu melhor jogo (ou seja: esteve em campo). Deco foi um pouco melhor que no último, mas fez pouco perto do que se espera dele. Até o Maniche esteve apagado nesse jogo, errou alguns passes, apareceu menos no ataque. O pobre Petit no segundo tempo conseguiu meter um contra e levar um baile no um-a-um com Schweinsteiger.... E tá difícil a Alemanha não fechar com o melhor ataque, chegou a 14. A Itália tem 11.

Alemanha 3 x 1 Portugal - **

O bolão vai chegando ao fim, curiosamente eu cravei o placar desse sozinho, hehe.

Filipe - 44
Satã - 42
Ed - 40
Digão - 40
SérGão - 31
Eu - 31
Ailton - 25